3.03.2011

Pré-temporada análise - a leitura do formbook mais do que nunca

Sebastian Vettel (GER) Red Bull Racing RB7. Formula One Testing, Day 3, Jerez, Spain,  Saturday, 12 February 2011Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4/26. Formula One Testing, Day 4, Barcelona, Spain, Monday, 21 February 2011Adrian Sutil (GER) Force India F1 VJM04. Formula One Testing, Day 4, Barcelona, Spain, Monday, 21 February 2011Jarno Trulli (ITA) Team Lotus T128. Formula One Testing, Day 1, Jerez, Spain,  Thursday, 10 February 2011
Você estaria enganando a si mesmo se você acreditar que você poderia prever uma hierarquia para a temporada de 2011 da abertura de três testes. Sem saber os níveis de combustível e os programas das equipes, a julgar ritmo teste sempre foi notoriamente difícil, mas com a borracha deste ano Pirelli novo, o regresso do KERS e as novas asas traseiras móveis, avaliando o desempenho relativo de repente tem um montão mais difícil.

Quem está executando o quê e quando? É sandbagging alguém? Quem está na glória de alocação de combustível de baixo funciona? carro de quem está à espera de actualizações críticas? Qual é a fumaça e espelhos e qual é o desempenho credível? É um campo minado lá fora, e como as pilhas de dados até que se torna cada vez mais fácil para o espectador casual ao tropeçar em buracos. Uma rápida olhada no topo da tabela de tempos é prova disso.

Red Bull, Ferrari, Mercedes, Renault e Williams compartilharam o entalhe superior, mas se isso significa que eles farão parte da pioneiros em Melbourne, e se a ausência de McLaren desastrosa para a equipe britânica, é uma questão diferente. Então o que exatamente, se for o caso, sugestões são prontos e à espera de ser recolhidas a partir das tabelas de tempos?

Bem, a sabedoria percebe é que a Red Bull e Ferrari certamente tem a vantagem no momento. Só em termos de quilometragem, eles estão muito à frente dos rivais. Ferrari abrangeu cerca de 5.200 km; Red Bull 4400. E com exceção de um vazamento de óleo na primeira sessão em Valência e alguns niggles em Barcelona, a Ferrari F150th Italia tem exibido fiabilidade notável. Red Bull também se deparam com algumas questões muito, com apenas um dia dos 11 dias que tiver concluído interrompida de forma significativa. O ritmo das duas equipes tem sido forte e consistente, com a Red Bull parece o caminho. Talvez nenhuma surpresa então que os dois também aparecem bastante confiante, principalmente com as atualizações mais próximos, antes da abertura da temporada australiana.

mais próximos rivais da Red Bull em 2010, a McLaren , parecem, à primeira vista estar no terreno muito mais frágil. Eles certamente não parecem ter o ritmo dos carros vermelhos ou azuis, mas poderiam ser estabelecidas para diferentes prioridades, com a McLaren, admitindo abertamente que um deles foi a coleta de dados para o trabalho de simulação. Talvez mais preocupante é que a McLaren está descendo a ordem quilometragem - nona das 12 equipes - Tendo acumulou cerca de 2.500 quilômetros com o novo MP4-26 - menos da Ferrari registro metade.

A data de lançamento do carro atrasado contribuiu claramente (McLaren usou seu carro de 2010 no primeiro teste), mas uma sucessão de niggles confiabilidade abalaram seus preparativos para a pré-temporada. O MP4-26 é claramente um carro complexo, talvez porque os problemas iniciais foram mais pronunciados. Estas perturbações têm gerado frustração e da equipe, sem dúvida, começar a agradecer a temporada foi adiado. Isso significa mais tempo para trabalhar duro para pagar dividendos.

Mercedes parece atingida por uma doença semelhante. Desde o início do W02 MGP apareceu nitidamente falta tanto ritmo e confiabilidade. Ainda assim, graças a um rápido lançamento, a equipe de ter recolhido cerca de 4300 km de corrida, e os recentes desenvolvimentos para o carro pareceu fazer uma diferença real no último teste em Barcelona. O chefe da equipe Ross Brawn continua optimista, insistindo que o plano era sempre começar com um carro simples, estabelecer a confiabilidade e, em seguida, contar com um ambicioso programa de atualizações para fornecer a velocidade. Só o tempo dirá.

De todos os novos carros, da Renault R31 tem suscitado as mais sobrancelhas. Sua farda preta e dourada e - mais importante - o seu inovador para a frente escapamentos são impressionantes e, a julgar pelo seu desempenho nos testes, o R31 pode simplesmente arrastar o time de volta na disputa do título deste ano. Não tudo foi bom funcionamento - o time conseguiu 3.700 km depois de uma série de questões, principalmente relacionadas com o KERS. Outro problema, é claro, é um driver de estrelas fora por um acidente de rali. Nick Heidfeld é o mais digno de substituições, e está bem equipado para liderar a equipe de desenvolvimento através de qualquer luta, mas Robert Kubica, ele não é ...

A inovação também foi a palavra de ordem na Williams . É curto caixa FW33 e extremamente embalagens extremidade traseira compacta tem sido amplamente discutido e design agressivo impulsionou a confiança da equipe britânica, mesmo se o seu potencial na faixa, sem dúvida permanece não comprovada. Se Williams pode aproveitar esse potencial seria difícil para os rivais para copiar e poderia transportá-los de volta para fora da embalagem no meio-campo. Houve um problema de confiabilidade poucos, mas o diretor técnico Sam Michael, está confiante de que eles são menores.

Outro baixinho meio-campo da equipe está confiante Sauber . Sem dúvida, ajudado por seu motor Ferrari, sistema KERS e aerodinâmica traseira pacote comparável, o C30 parece um cargo digno para 2010 se destacam rookie-Kamui Kobayashi, que acredita que ele será capaz de marcar pontos na maioria das corridas. o novo companheiro de equipe de Kobayashi, o estreante Sergio Perez, pode arrepender-se-cavando seu acidente durante o tempo de teste em Jerez, mas ele - e da equipe - olhar cheio de promessas em relação a 2010.

Entrando em sua segunda temporada sem o nous criativo da equipe irmã Red Bull, Toro Rosso conseguiram projetar um impressionante - sozinho do carro e aparentemente rápido -. A escuderia italiana completou cerca de 3.700 quilômetros de testes e com Jaime Alguersuari cronometrando o tempo de segundo mais rápido no segundo dia em Barcelona, o STR6 completa, com seus altos e anormalmente sidepods dupla 'andar design', parece ter confiabilidade e velocidade.

Com Williams, Sauber e Toro Rosso, aparentemente, obter ganhos durante o inverno, a Force India poderia estar em perigo de perder a vir para fora da Austrália. Como a última equipa do bar HRT para lançar seu carro de 2011, que só tem rodada de amostragem o sistema KERS novo pela primeira vez no último dia do terceiro teste em Barcelona. Mas sua arrecadação total de cerca de 3.700 quilômetros de teste não é muito má qualidade, e agora convencido de VJM04 da estabilidade, a equipe está direcionando um aumento significativo de desempenho no teste final.

Lotus parece estar liderando o caminho entre as equipes novas, ajudado, sem dúvida pelo seu novo motor Renault Red-Bull pacote de caixa de velocidades. O T128 não tem sido um modelo de confiabilidade (2.400 km concluídos), mas em termos de ritmo, parece ter levantado a equipe clara de rivais Virgem e os seus mais lento, mas sólido MVR-02. Finalmente, HRT carro de 2011, a F111, ainda tem que fazer uma-a aparência pista, mas, pelo menos, a equipe pareceu satisfeito com o recém-contratado Narain Karthikeyan se encaixar, como o reacquaints indiana se com F1 níveis de desempenho de cinco anos após a sua último Grand Prix.

Como previsto, então, tirar conclusões concretas sobre o desempenho das equipes em relação é muito difícil neste momento. Uma área em que temos aprendido muito, porém, é pneus. Indiscutivelmente sob mais pressão do que as equipes combinado, os novos fornecedores corridas de Fórmula Um da Pirelli têm sido rápidos em afastar qualquer crítica da durabilidade da borracha, devido ao facto de compostos menos resistente são exatamente o que todo mundo pediu. E esse fato é ajustado para dar GPs uma aparência muito diferente em 2011.

Anteriormente vezes de motorista de volta, em geral a melhorar ao longo de um período como sua carga de combustível menor. Nesta temporada, veremos o contrário - maior degradação de pneus vai compensar o efeito de combustível e os tempos de volta irá deteriorar-se - e daí dando mais importância à capacidade de um condutor para gerir o desgaste dos pneus, e na capacidade de sua equipe para escolher a melhor estratégia de pneus. corridas de uma paragem vai ser uma coisa do passado, com duas paradas, possivelmente mais em alguns circuitos, tornando-se a norma. Qualificação - em especial, Q1 e Q2 - também poderia ser muito mais preocupante, graças a um fosso maior desempenho entre os pneus ea opção principal. As equipes que antes eram capazes de viajar pelo Q1 na opção agora pode ter de recorrer ao primo para ter a certeza de progredir.

Pirelli foram particularmente decepcionado com o cancelamento do teste Bahrein planejado. Sentiam-se as temperaturas mais altas teriam dado uma imagem mais representativa do desempenho dos pneus, podemos esperar a abertura de algumas rodadas de 2011, onde a durabilidade de seus compostos duros e macios (o super macio não será usado pelo menos até maio) é Espera-se que provar mais do que o observado no clima mais ameno dos testes espanhol. Mas o que vier a ter em Melbourne no próximo mês, é claro pneus serão o centro das atenções este ano.

Antes disso, porém, há mais um teste, mais uma vez em Barcelona, na segunda semana de março. Esperar que todos os times de ponta para trazer grandes actualizações. Só não espere que todo mundo para mostrar suas mãos.




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