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A História da Fórmula 1







Já são 60 anos desde que foi realizada a primeira corrida de Fórmula 1. De lá para cá, mais de 900 pilotos de 12 países guiaram na categoria seja como titulares, seja como reservas. Destes, apenas 28 tiveram o privilégio de ostentar o título de campeão do mundo.

Das nações que já contaram ou ainda contam com seus representantes nas pistas, somente o Japão, a Holanda e a Polônia não possuem um piloto vencedor da categoria. Em termos de equipe, o número de escuderias passa dos 190. A união homem-máquina vem despertando paixões ao longo dos mais de 800 Grandes Prêmios realizados até hoje.

E é um pouco dessa história que estamos contando. Aqui, você irá encontrar um breve histórico de cada um das 58 temporadas, juntamente com a tabela de seus respectivos mundiais de pilotos e de construtores.

(Click sobre o ano)

1950 | 1951 | 1952 | 1953 | 1954 | 1955 | 1956 | 1957 | 1958 | 1959
1960 | 1961 | 1962 | 1963 | 1964 | 1965 | 1966 | 1967 | 1968 | 1969
1970 | 1971 | 1972 | 1973 | 1974 | 1975 | 1976 | 1977 | 1978 | 1979
1980 | 1981 | 1982 | 1983 | 1984 | 1985 | 1986 | 1987 | 1988 | 1989
1990 | 1991 | 1992 | 1993 | 1994 | 1995 1996 | 1997 | 1998 | 1999
2000 | 2001 | 2002 | 2003 | 2004 | 2005 | 2006 | 2007 | 2008 | 2009





(Fonte: F1Girls)
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Em 1950, a primeira corrida de Fórmula 1

A primeira corrida de Fórmula 1 a contar pontos para o Campeonato Mundial foi realizada há exatos 60 anos, no circuito de Silverstone, na Inglaterra.

Realizado em uma tarde de sábado, o evento foi um marco, pois representou um recomeço para o automobilismo esportivo na Europa do pós-guerra, graças à participação de algumas das grandes montadoras da época. Para o público – estimado em 100 mil pessoas - era uma oportunidade e tanto de ver os grandes nomes do esporte a motor em ação. Entre outras presenças ilustres estavam também o Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a Princesa Margaret.

Apesar da enorme expectativa, não foi uma corrida com grandes disputas, pois teve apenas três pilotos se alternando na liderança, e todos da mesma equipe - a Alfa Romeo, que retornava às competições depois de um ano de ausência.

Ao completar as 70 voltas da prova, o italiano Giuseppe Farina foi o primeiro grande vencedor, depois de lutar pela liderança com seus companheiros de equipe, o também italiano Luigi Fagioli e o argentino Juan Manuel Fangio. Fagioli encerrou a prova em segundo e o inglês Reg Parnell, também da Alfa Romeo, em terceiro.

Os nomes que ficaram na História

Foram 23 os pilotos que tiveram a honra de formar o grid da primeira corrida de Fórmula 1 válida para o Campeonato Mundial, distribuídos em 13 equipes, incluindo as particulares, formadas por pilotos endinheirados que simplesmente compravam carros de grandes fabricantes para poder competir e tornar seu sonho realidade.

Passados 60 anos deste dia histórico, nenhum deles está vivo hoje. O último sobrevivente foi o inglês Tony Rolt, morto em 6 de fevereiro de 2008.

Giuseppe Farina * Juan Manuel Fangio * Luigi Fagioli * Reg Parnell * David Murray * David Hampshire * Leslie Johnson * Peter Walker * Tony Rolt * Joe Fry * Brian Shawe-Taylor * Cuthbert Harrison * Bob Gerard * Yves Giraud-Cabantous * Louis Rosier * Philippe Étancelin * Eugène Martin * Johnny Claes * Louis Chiron * Emmanuel de Graffenried * Prince Bira * Joe Kelly * Geoffrey Crossley


AlmanaqueF1

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60 anos - o início do campeonato mundial de F1 em 1950


1950 British Grand Prix. Silverstone, Great Britain. 13th May 1950. Peter Walker/Tony Rolt (ERA E-type, number 9) and Eugene Martin (Lago-Talbot T26C-DA) in the pits.1950 British Grand Prix. Silverstone, Great Britain. 13th May 1950. The Royal family watching the race.1950 British Grand Prix. Silverstone, Great Britain. 13th May 1950. King George VI meets the drivers, including a young Stirling Moss in the foreground. Silverstone, England. 11-13 May 1950. Joe Fry/Brian Shawe-Taylor (Maserati 4CL) 10th position.1950 British Grand Prix. Silverstone, England. 11th - 13th May 1950. Giuseppe Farina (Alfa Romeo 158) 1st position, on the podium after winning the first ever World Championship Grand Prix.

Esta semana marca o 60 º aniversário do primeiro round muito da FIA Formula One World Championship, que teve lugar em Silverstone, em 13 de maio de 1950. O British Grand Prix, que também tinha o título de "Grand Prix d'Europe 'que lhe foi atribuído esse ano, foi o primeiro evento de uma temporada corrida de sete, que também contou com rondas no Mónaco, Suíça, Bélgica, França e Itália, mais o Indianapolis 500.

A Silverstone de 1950 estava muito distante do circuito moderno que conhecemos hoje e havia pouco para disfarçar as suas origens aeródromo, com fardos de feno para os obstáculos e os andaimes de stands. Pode não ter sido fascinante, mas que racings internacionais motor parar de elite didn't virados para fora. O evento também teve o selo real de aprovação, com o rei George VI, tornando-se o primeiro monarca reinante Inglês para assistir ao Grande Prémio.

A potência no paddock foi a Alfa Romeo, que trouxe todos os seus 158 carros de conquista e do formidável "três Fs" para pilotá-los - Argentina, Juan Manuel Fangio e os italianos Nino Farina e Luigi Fagioli. Alfa também a gentileza de fornecer um quarto carro da British ace Reg Parnell, que tornou-se assim dos 100.000 melhores multidões esperança de uma vitória em casa.

O ano de idade Farina 44, um protegido do grande pré-guerra driver Tazio Nuvolari, dominaram na quinta-feira e de sessões de treinos sexta-feira, dobrando a 4,65 quilômetros do circuito, em seguida, em mais de 150 km / h em 1,5 litro sobrealimentado sua, em linha reta e oito máquinas. Seus companheiros de equipe estavam logo atrás, portanto, não foi nenhuma surpresa que a Alfa Romeo passou a encher o carro-fila quatro grades.

melhor do resto, na prática, o que foi muito mais uma "segunda divisão" por trás da Alfas, foi o Eton e em Cambridge-educado Príncipe Bira do Sião para a Maserati. Então veio o primeiro dos carros normalmente aspirados com 4,5 litros de poder (o segundo das duas configurações de motores permitida pelo regulamento da F1 na época), a fábrica francesa Talbot-Lagos de YG Cabantous e Eugene Martin.

Os dois outros fabricantes presentes Foram Inglês Racing Automobiles, mais conhecido como ERA e outro contendor casa, Alta. Entre eles, ajudou a preencher um formulário 21-grade carro impressionante, com Farina em frente ea Talbot-Lago de Johnny Claes na parte traseira, a Grã-Bretanha levantou belga melhor tempo uma completa 18 segundos do pole.

manhã Race - sábado - início com um conceito agora inimagináveis, como Alfa Romeo mecânica levou as equipas a quatro 158s ímpar de 20 km por estrada de Banbury sua base de Silverstone. O vermelho-cereja máquinas revelou um impressionante espetáculo também na pista, dominando o GP desde o início, com Farina, Fangio e Fagioli playfully revezando a liderança nas primeiras voltas que o resto do campo tentou e não conseguiu ficar em contato .

Incapaz de manter o contato com os três Fs vôo, Parnell mantido quarto lugar confortável, apesar de uma colisão com um infame lebres Silverstones. Atrás dele, a concorrência literalmente começou a desmoronar, com épocas de Leslie Johnson e Peter Walker as primeiras vítimas, seguido de Talbot Martin-Lago, todos se aposentar com doenças mecânica.

Depois de pit stops bom para todos os quatro Alfas - suave em 1950 significou 30 segundos ou menos - a corrida tornou-se gradualmente um confronto entre a equipe Farina robusto e arrogante Fangio, que tinha sido assinado para a temporada de 1950 na parte de trás de sua espetacular (extra-campeonato) forma de F1 no ano anterior. Este sinal precoce de que acabaria por tornar-se uma intensa rivalidade terminou quando Fangio rapidamente perdeu o controle e quebrou uma linha de petróleo, colocando-o para fora após 62 das 70 voltas.

Sua única ameaça real removido, Farina foi capaz de aliviar fora nas últimas voltas e , depois de quase dois quartos e três horas de corrida, o italiano tomou a bandeira quadriculada 2.8s à frente do veterano compatriota Fagioli. Parnell foi um terceiro popular, embora quase um minuto para baixo, seguido do-Talbot Lagos de Cabantous e Rosier Louis, ambos duas voltas atrás do líder.

Farina a vitória não apenas lhe garantiu um lugar nos livros de história da F1, mas também o tom para uma temporada que iria vê-lo passar a ser o desporto do primeiro campeão do mundo, batendo Fangio à coroa por três pontos, cada condutor que tenha tomado três vitórias.

Essa corrida Silverstone primeira não pode ter sido um clássico no sentido tradicional, mas a sua significância foi incomensurável. Daqueles que competiu nesse dia, provavelmente, poucos imaginavam que a FIA Formula One World Championship existiria mesmo seis décadas depois, e muito menos se tornar mundo mais esportivo anual assistiu a série. Heres para os próximos 60 anos ...

(Tradutor Google)




Ferrari, sessenta anos atrás, 21 de maio de 1950





Maranello, 21 de Maio

Este é um dia importante na história da Scuderia Ferrari. Sessenta anos atrás, em Monte Carlo, o Cavalo de carros Prancing estavam fazendo sua estréia na Fórmula 1 Campeonato do Mundo na segunda rodada, o Monaco Grand Prix.


quatro Ferraris foram inscritas: duas versões atualizadas dos 125 F1 foi confiada aos italianos, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, enquanto outros dois F1s 125 estavam nas mãos dos corsários Raymond Sommer e Peter Whitehead. Apenas os carros da fábrica não participaram nas eliminatórias, com Sommer definir o sétimo melhor tempo e Whitehead o décimo, 6 "4" e 15 "respectivamente, fora de Juan Manuel Fangio na pole na Alfa Romeo. Ascari e Villoresi de carros chegou atrasado e, assim, começou a corrida a partir da terceira fila.


Um movimento relâmpago de Villoresi viu subir ao segundo desde o início e, no canto final (Ste. Devote) na primeira volta, uma colisão entre Farina Gonzales e causou caos geral. Fangio conseguiu discussão o seu caminho através dos carros, sem perder tempo, mas Villoresi foi realizada por um dos carros que estão sendo maltratado fora do caminho pelos marechais e, porque o motor cortado, ele perdeu um "18. O líder era muito bonita, intocável por todas as três horas e dezoito minutos da corrida, mas atrás dele, as Ferraris estavam na caça. Passado, após três voltas, Villoresi ficou em quarto lugar na 10 ª volta, em terceiro lugar na volta 20 ea segunda em 30 voltas atrás de Ascari. Na volta seguinte, Villoresi levou a melhor sobre seu companheiro de equipe. Após a execução de paradas de reabastecimento, Ascari foi até a segunda na volta 60 e duas voltas mais tarde, Villoresi foi forçado a se aposentar com um rolamento quebrado. A corrida, assim, terminou em vitória para Alfa Romeo, mas com uma Ferrari, que de Ascari, no pódio, enquanto Sommer, correndo como um motorista semi-oficial chegou em casa um quarto grande. A corrida relatório correio interno revela estas breves notas dos homens Scuderia, sobre o desempenho dos nossos pilotos: "Ascari: bom. Villoresi: uma recuperação brilhante, tornando-se uma boa parte do tempo perdido durante a paragem forçada na segunda volta. "


Sessenta anos se passaram desde aquele dia e Scuderia Ferrari ainda está aqui, lutando pela vitória, como a única equipe que tem sido presentes em cada rodada de um campeonato que representa o nível mais alto do desporto automóvel. Até à data, a equipe tem participado em 799 Grandes Prémios, o que significa que Istambul será a centésima oito. Até o momento, o nosso registro da raça mostra 211 vitórias, 16 Construtores e Pilotos 15 títulos, o que torna esta equipa algo especial e único na história do esporte em escala global.

(Fonte: ferrari.com - Tradutor: Google)

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Champions 1950 - 2009


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