Técnica


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Como funciona o volante de um carro de Fórmula 1

Escrito por Willian Ceolin 10 de março de 2010, 11:47
Volante utilizado no F10 da Ferrari
O avanço tecnológico da Fórmula 1 não acontece apenas em termos técnicos ou aerodinâmicos, por exemplo. Ele está presente em todos os detalhes do carro. Inclusive no volante utilizado para guiar as máquinas.
Pensando nisso, o repórter Marco Mensurati, do jornal italiano “La Repubblica”, entrou no carro de Fernando Alonso e fez uma matéria especial sobre como funciona o volante da Ferrari.
O título “Um computador nas mãos de Alonso” não possui nada de exagero. A complexidade para dirigir um carro de Fórmula 1 está muito além do que pensamos.
Confira alguns detalhes mostrados por Mensurati:
Desenho do volante - F10
1 – Chave para ligar o ajuste de “flap” frontal.
2 – Botão utilizado para o gerenciamento de motor ao longo da corrida.
3 – Acionar o neutro do carro.
4 – Dispositivo para acionar o limite de velocidade ao entrar para o pit stop.
5 – Regula o diferencial de entrada e saída da curva. Permite um melhor comportamento do carro em pontos importantes da curva.
6 – Regula a inclinação da asa frontal.
7 – Mistura de combustível.
8 – Mapa eletrônico do acelerador. Botão que permite calcular a aderência da pista.
9 – Utilizado para o piloto se comunicar com os boxes via rádio.
10 – Regula as funções da bomba de óleo.
11 – Permite controlar a incidência do “flap” de maneira sequêncial, de meio em meio grau.
12 – É uma espécie de computador do carro. Controla um grande número de funções e varia de equipe para equipe e também de piloto para piloto.
13 – Modifica os parâmetros do visor, que fica na parte superior do volante.
14 – Botão acionado pelo piloto quando está com sede. Ele bebe uma mistura energética para repor os sais minerais do corpo.
15 – Serve para controlar os giros do motor.
16 – Controle de torque.
17 – Chave para responder à equipe.
18 – São ativados em duas fases de partida.
19 – Configura o carro para a pista molhada.
Como vocês devem ter percebido, ser piloto não é tarefa para qualquer um…


Fonte: Corrida F1







Ferrari ter feito mudanças radicais para o Valencia, que introduz a sua versão do difusor de escape-blown Red Bull. Eles têm modificado drasticamente a forma de seus escapamentos, a partir do projeto anterior (1), a menor, mais RB6 layout inspirado (2). Eles também introduziu uma nova caixa de câmbio caso o carro de Felipe Massa para levantar a suspensão traseira do pick-up pontos para ajudar a acomodar as alterações. Há também uma maior disposição do radiador (3) para segurar o calor adicional na parte inferior da carroçaria e muito mais fechada. Inset, você pode ver o escape do F10 é mais curto e, portanto, termina antes da Red Bull.


Ferrari F10 - dutos de freio ampliado





Montreal é o circuito mais difícil para os freios - essa é a razão toda a gente está muito interessada em produzir grandes dutos de freio para melhorar a refrigeração aqui, como você pode ver com esta conduta frente da Ferrari. Além disso, é fundamental para a escolha dos materiais de atrito adequado para as pastilhas de freio e discos, a fim de lidar com os altos níveis de calor e de desgaste. A Ferrari, como é sua tradição para o circuito Gilles Villeneuve, se tiverem trocado de Brembo de produtos de carbono das Indústrias, como usado pelos gostos de McLaren e Williams.


Ferrari F10 - o controle do duto F-revista (a)





Ferrari ter revisto o layout do seu sistema de duto para F-Turquia, em particular o mecanismo pelo qual o condutor controla.Em Barcelona, o motorista estava fechando o buraco usando as costas de sua mão esquerda (ao lado), uma manobra que não era muito confortável para Alonso, e ainda menos para Massa, que tem o seu volante posicionado mais à frente e, consequentemente, na verdade, tinha que tomar a mão do volante. Em Istambul, o buraco é fechado agora com a perna esquerda do condutor e aqui você pode ver o tubo de dentro do gabinete, muito semelhante ao da McLaren.





Ferrari F10 - o controle do duto F-revista (b)






Ferrari ter revisto o layout do seu sistema de duto para F-Turquia, em particular o mecanismo pelo qual o condutor controla.Em Barcelona, o motorista estava fechando o buraco usando as costas de sua mão esquerda, uma manobra que não era muito confortável para Alonso, e ainda menos para Massa, que tem o seu volante posicionado mais à frente e, portanto, realmente tive que tomar a sua mão fora a roda. Em Istambul, o buraco é fechado agora com a perna esquerda do condutor, muito semelhante ao da McLaren.



Ferrari escondendo um difusor duplo atualizado?


Istambul, may27

E saiu lá no site espanhol Thef1.com que a Ferrari pode ter estreado aqui em Istambul um difusor duplo modificado, ou simplesmente instalado um outro com configurações novas.
Os jornalistas de plantão dão conta de que o tal difusor “nunca se viu em outras corridas” e que está bem diferente do que o do usado em Mônaco.
A ideia ainda pode ser reforçada pelo que Alonso declarou :
Sabemos que em Barcelona estávamos em uma situação de desvantagem pela carga aerodinâmica do carro e já trabalhamos em este assunto.
Com isso, a Scuderia possa estar escondendo o jogo como eu já adiantei antes ou ainda testando e regulando o novo difusor. É bom ficarmos atentos.


from → aerodinamica, equipes


Asa Duto da Red Bull


Istambul - may27

E na manhã Turca pudemos ver pela primeira vez o F-Duct da Red Bull. Até o momento, a peça foi um incômodo nas voltas de Webber e Vettel, que encontraram dificuldades para encontrar o acerto ideal da Asa. Ainda assim lograram o 2º e 3º tempos. Aqui, algumas imagens do F-duct da equipe austríaca que aparenta não fugir do que se esperava.








from → aerodinamicaequipes


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(Tradutor Google)



Ferrari F10 - novo motor cobertura da asa

Para Mônaco Ferrari modificou o motor da F10 cobrem para incluir este pequeno spoiler (seta vermelha), em uma tentativa de ganhar algum downforce possível, o que é mais lenta do circuito no calendário. É uma solução que foi testado no ano passado pela Williams e está localizado dentro do regulamentada, seção 15 centímetros de largura central. Você também pode ver a equipe ter retirado a sua "conduta F-sistema" para esta corrida, onde se daria apenas ganho mínimo, devido à falta de retas longas.




McLaren MP4-25 - difusor traseiro revista

A última versão do difusor da McLaren é muito semelhante à introduzida pela Renault, com o dobro perfis longitudinais (amarelo-destaque da área). No entanto, existem diferenças para a solução da equipe francesa. O difusor é lado menos inclinado (1), muito longo e tem um perfil único em sua seção final. Há também uma aba nova, pequena (2) e um adicional (3), sob a estrutura deformável, que é projetado para aumentar a sucção de ar debaixo do carro.




Red Bull RB6 - modificado discos de freio

A fim de melhorar a confiabilidade na sequência de dificuldades de Sebastian Vettel na corrida espanhola, a Red Bull ter mudado os discos dos travões do RB6 para o Grande Prêmio de Mônaco. Eles agora possuem orifícios menores que os originalmente solicitados fornecedor de freio Brembo. Durante a prática de quinta-feira a equipe usou os discos retratado, com pequenos orifícios ovais (seta vermelha), enquanto para os treinos e na corrida a equipe optou por utilizar os mesmos discos Ferrari.




ângulo de viragem Monaco-específicas

Todos os anos é necessário aumentar o ângulo de viragem máximo das rodas dos carros que eles são capazes de rodar em ruas estreitas de Mônaco, e em particular em torno do velho hairpin Loews, apertado. Um carro precisa de um ângulo de viragem de 22 graus em Monte Carlo, e por isso a triângulos dianteiros são alteradas para permitir uma maior circulação das rodas dianteiras. peças da suspensão mais dura, especialmente braços de direcção e toe-in de armas, também são utilizados aqui para lidar com eventuais esbarrões com os obstáculos, e os carros executar uma altura mais elevada do que em qualquer outro lugar para lidar com as colisões.




Mercedes GP MGP W01 - maior distância entre eixos

Mercedes tem ampliado a distância entre eixos do POP W01 por cerca de cinco centímetros. Eles têm feito isso por pesca triângulos da suspensão dianteira diferente. Eles também passaram para a frente da asa da frente, mantendo a mesma diferença entre a asa e pneus conforme exigido pela regulamentação. Essa modificação alterou a distribuição de peso do carro, que deve ajudar a reduzir a subviragem crónica visita durante a abertura de quatro corridas.




Ferrari F10 - revisões aerodinâmicas

Na China, a Ferrari foi a segunda equipa, depois de BMW Sauber, para introduzir um sistema semelhante ao da McLaren solução para reduzir o arrasto da asa traseira e downforce em rectas. Mercedes e Williams também têm testado sistemas fim de semana. Outras mudanças na Ferrari incluir um novo underbody por trás da asa dianteira (1) e um novo piso duplo decked (2) similar ao utilizado pela Renault na Malásia. O difusor F10 também tem uma seção central revisto. Em comparação com a McLaren, a única característica ausente da Ferrari é a equipe britânica 'F-duto ", que permite que os drivers para controlar o nível de downforce gerado pelo aerofólio traseiro em altas velocidades. E em vez de dividir o airbox em dois como no MP4-25, o F10 tem duas pequenas aberturas (3), semelhantes aos de VJM03 da Force India. Como na McLaren, no entanto, existem dois fluxos de ar distintos. Um fluxo (linha amarela inferior) para o topo da borda do difusor (4) através de uma tubulação. Os outros (linha top amarelo) flui para o flap da asa traseira (5), que possui um slot como a McLaren. Fernando Alonso testou os itens na sexta-feira a coleta de dados, que serão utilizados para construir uma versão final da solução para o próximo mês Grande Prêmio da Espanha.





proibição de futuras sobre os espelhos laterais

Três corridas na temporada, a FIA ter declarado espelhos laterais muito perigoso e proibiram-los. A proibição foi entrar no próximo Grande Prêmio da China, mas depois que as equipes reclamaram das restrições de tempo, vai ser introduzido em vez da raça espanhola de maio. Ferrari foram a primeira equipe a colocar seus espelhos nas extremidades dos sidepods seu carro de volta em 2006 (ver desenho). Desde então, várias equipes têm projetado soluções similares, e seis atualmente - Ferrari, Red Bull, Williams, BMW Sauber, Force India e HRT - está usando espelhos anexado ao palhetas vertical de viragem na frente do sidepods. Espelhos geralmente não têm uma boa forma aerodinâmica, mas colocando-os no fluxo de ar proveniente dos pneus dianteiros - uma área já perturbado por arrasto - a sua influência negativa é reduzida. A diferença que eles fazem é pensado para ser de aproximadamente metade de um décimo de segundo por volta.



Ferrari F10 - novo piso

Ferrari testou um novo piso na Malásia, que incluía uma abertura na frente dos pneus traseiros, algo que a McLaren só teve desde o início da temporada. Sua finalidade é a alimentação de ar para o canal do lado do difusor traseiro para aumentar a sua eficiência. Esta solução foi retirado da Ferrari neste sábado em Sepang, mas provavelmente vamos vê-lo novamente na China. A equipe também apresenta aletas de arrefecimento ao lado do cockpit, devido às condições quentes, mas, novamente, estes não foram utilizados no sábado.




BMW Sauber C29 - «sistema de dutos F '

BMW Sauber é a equipe a primeira a lançar sua própria versão do sistema da McLaren duto F-inovadoras, a velocidade de introdução ajudado pelo fato de que eles já tentou usar uma parte fundamental da solução - uma asa traseira com um slot em que - em últimos anos de corrida de Cingapura. Que efetivamente cria um slot asa traseira do três-elemento. No entanto, existem diferenças notáveis em relação ao sistema McLaren. O ar direciona para a seção principal da seta (ala mais azul e amarelo área em destaque), e não a ponta, enquanto o 'F-duto "em si (menor seta azul) é posicionado sobre o sidepods, não em cima do chassi como a McLaren.




Ferrari F10 - asa dianteira revisada

Ferrari introduziu um novo pacote aerodinâmico para o F10 em Melbourne. A nova asa dianteira tem placas terminais notavelmente diferente. O exterior pequenas hélices girando agora são mais simples (1) e inferior, enquanto a placa terminal em si é mais curvado para o exterior (3) na parte traseira para melhor fluxo de ar desvia os pneus dianteiros. Com esta nova forma, o retalho maca vertical (2) foi reduzida.




McLaren MP4-25 - difusor modificado

A McLaren teve que modificar o difusor MP4-25 da retaguarda na sequência de um esclarecimento das regras da FIA. A janela horizontal na parte central foi considerada maior do que o necessário para simplesmente permitir o acesso externo para o motor de arranque. Eles mantiveram quase a mesma forma (veja ao lado), mas com uma pequena abertura.



McLaren MP4-25 - duto chassi dianteiro / pacote aerodinâmico traseiro

Desde o lançamento do carro, o MP4-25 do pacote aerodinâmico sofisticado tem atraído muita atenção. O airbox é dividida em dois canais. A mais baixa (seta azul inferior) é projetado para resfriar o radiador da caixa de velocidades. O ar quente expelido em seguida, atinge a borda de saída da ala inferior do feixe e difusor (ver pequenas setas vermelhas). O canal superior (seta azul em cima) se alimenta de ar através do fin longo que se conecta à asa traseira. O ar é expelido para flap da asa através de um slot em uma determinada velocidade. Estes dois processos se combinam para parar a asa traseira em altas velocidades, reduzindo o arrasto e, consequentemente, aumentando a velocidade máxima. Não é uma solução inteligente para controlar o sistema. Um duto foi colocado na parte dianteira do chassi, que se alimenta de ar adicionais no processo, mais de saturação e que interrompê-lo em funcionamento. Nas retas, onde esta solução é mais importante, os pilotos têm a capacidade de fechar o duto com sua perna ou no braço esquerdo.




Red Bull RB6 - escape novo posicionamento

O esgota no RB6 foram reposicionados no Bahrein. Antes as saídas foram superiores triângulos inferiores da suspensão traseira (como no carro do ano passado). Agora, eles são muito mais baixos, apenas dentro dos pneus traseiros. Isto é projetado para aumentar a eficiência dos canais de difusor traseiro do lado. No entanto, pode revelar-se um risco de resfriamento no início ou se estiver executando em baixa velocidade (como atrás do safety car), quando o menor fluxo de ar sobre o carro terá menos poder para redirecionar o ar quente da exaustão.



Ferrari F10 - modificado asa dianteira

Durante o último teste da pré-temporada em Barcelona, a Ferrari introduziu uma nova versão da asa dianteira do F10. Quando comparado com a versão anterior (ao lado), podemos ver que tem uma pequena adição à parte traseira da placa terminal (1) e um novo perfil principal com uma aba diferente, que tem uma pequena placa terminal (2) em sua borda interna.