10.18.2010

Coreia aqui vamos nós - o que esperar em Yeongam


Korea International Circuit, October 2010Final track paving. Korea International Circuit Final Track Preparations, Yeongam County, South Jeolla, South Korea, 8 October 2010. Tyre Barrier. Korea International Circuit Final Track Preparations, Yeongam County, South Jeolla, South Korea, 8 October 2010. FIA race director and safety delegate Charlie Whiting with race promoter and KARA chairman, Yung Cho Chung inspect the track, Korea International Circuit, October 2010.

A adição de um circuito novo para o calendário de F1 é sempre uma perspectiva interessante e este fim de semana inaugural da Coreia Grand Prix em Yeongam certamente tem todos os ingredientes para uma corrida divertida.

É um circuito anti-horário com um diversificado mix de curvas, retas longas, e as oportunidades de ultrapassagem genuíno. Mas quais são os desafios enfrentados pelas equipes, quando chegar ao confronto com um novo local e como eles se preparar para o desconhecido? Renault deu o seu parecer sobre o assunto...

"Nossa preparação inicial começou há muitos meses atrás, quando a FIA desde que todas as equipes com um mapa detalhado do circuito", explica o engenheiro-chefe de corrida Alan Permane. "A partir disso, foram capazes de criar uma representação digital da pista e, em seguida, perguntamos aos nossos pilotos para adicionar o que eles acreditam ser a linha de corrida correto".

Com uma volta virtual no lugar, a equipe passou o último mês de simulações virtuais para conseguir uma vantagem no set-up necessário para Yeongam. "As simulações permitem avaliar os melhores níveis de aerodinâmica, as configurações de suspensão, altura do passeio e até mesmo a sensibilidade para carregar o combustível", afirma Alan. "Há muitas incógnitas, como o nível de aderência do asfalto, as colisões de superfície, ou a curvatura da estrada, mas ainda temos uma boa idéia do set-up que vai precisar, antes de chegar à pista".

Então, o que as simulações revelaram até agora? Bem, o tempo da volta prevista é de 1m 44s e os carros vão estar em plena aceleração de 55 por cento do colo e nos freios para 20 por cento. A velocidade média será de 195 kmh, com uma velocidade máxima de 315 km/h em 1,15 km em linha reta entre as curvas de dois e três. Quanto às curvas, curva oito é provavelmente o mais rápido da volta com uma velocidade de ponta de 235 km/h, enquanto que por sua vez três é a curva mais lenta, deverá ser tomada a apenas 65 km/h.

Este nível de preparação significa que a abordagem de engenharia para a prática de sexta-feira não será necessário alterar maciçamente da norma, embora o condutor pode executar mais voltas na FP1 para conhecer a pista. Para os engenheiros, uma das principais prioridades será a determinação da relação de transmissão, especialmente para as segunda, terceira e quarta. Embora as razões para FP1 já foram selecionados, ele vai fazer para a hora do almoço agitado na garagem, se as mudanças são necessárias para FP2.

Em termos de aerodinâmica set-up, não será muito longe as configurações usadas em Suzuka: "O downforce necessário será no lado de alta e pretendemos correr com o mesmo pacote de asa foi utilizado em Suzuka", confirma Permane . "Há um par de curvas de alta velocidade, tais como voltas sete e oito, o que me faz lembrar de cinco ou seis voltas em Sepang. Elas envolvem uma rápida mudança de direção e esperamos sete anos de idade deverá ser plana, enquanto a curva oito é quase plana. Também será importante para maximizar a F-duto para as longas retas, porque há um par de boas oportunidades de ultrapassagem nas curvas um e três".

Outra característica importante da volta é o número de baixa velocidade, curvas técnicas, como a sequência de voltas 05:56 ou 15 e 16 voltas para o final da volta. Obter o equilíbrio certo através desses cantos serão críticas para uma volta rápida.

"Para esses cantos você precisa de um carro ágil, com uma boa virada de tração e boa", disse Permane. "É importante que o carro funciona bem nesse tipo de canto, porque é onde os ganhos mais significativos de tempo de volta pode ser encontrado".


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Tradutor: Google
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