1.15.2011

Massa determinado a voltar mais forte em 2011

Felipe Massa (BRA) Ferrari.  Formula One World Championship, Rd 18, Brazilian Grand Prix, Qualifying Day, Interlagos, Sao Paulo, Brazil, Saturday, 6 November 2010Felipe Massa (BRA) Ferrari F10. Formula One World Championship, Rd 19, Abu Dhabi Grand Prix, Practice Day, Yas Marina Circuit, Abu Dhabi, UAE, Friday, 12 November 2010Felipe Massa (BRA) Ferrari F10. Formula One World Championship, Rd 19, Abu Dhabi Grand Prix, Race, Yas Marina Circuit, Abu Dhabi, UAE, Sunday, 14 November 2010(L to R): Felipe Massa (BRA) Ferrari with team mate Fernando Alonso (ESP) Ferrari. Formula One World Championship, Rd 19, Abu Dhabi Grand Prix, Race, Yas Marina Circuit, Abu Dhabi, UAE, Sunday, 14 November 2010
Felipe Massa está confiante que ele será um candidato ao título novamente nesta temporada, após um 2010 decepcionante. Enquanto seu companheiro de equipe Fernando Alonso ganhou cinco corridas, Massa não conseguiu garantir uma vitória e terminou o ano com quatro lugares e 112 pontos atrás do espanhol no campeonato.

"Eu nunca estava confortável com os pneus, em especial os da frente", disse Massa, explicando a causa das suas dificuldades na temporada passada. "Eu não consegui adaptar o meu estilo de condução para os pneus, que eram muito diferentes aos de 2009. Isso teve seu preço, especialmente na qualificação e quando os compostos disponíveis eram as mais difíceis".

Massa foi duramente criticado por suas atuações sem brilho, tanto pelos fãs e pela Ferrari. No entanto, o brasileiro insiste que ele nunca perdeu a vontade de vencer, mesmo que ele admite que Alonso foi o piloto superior em um carro que simplesmente não era do seu agrado - o primeiro de seu tempo em Maranello.

"Fernando foi melhor do que eu, mas eu sei do meu potencial e sei que a equipe acredita em mim. No passado, sempre tive companheiros de equipe muito forte, como o Michael (Schumacher) e Kimi (Raikkonen), mas eu nunca me encontrei em uma situação de não estar confortável com o carro, como eu tinha em 2010. Os críticos? Eles não me machucar, o que me incomodou foi não ter os resultados que eu queria".

A temporada 2011 apresenta Massa com um novo começo. A nova regulamentação, e talvez o mais importante, um fornecedor de pneus novos, quer dizer que ele e Alonso começará novamente em condições de igualdade e aos 29 anos de idade, indo agora em seu sexto ano como piloto da Ferrari, sabe o que ele tem que fazer.

"O meu objectivo para esta temporada é simples: ganhar corridas e lutar pelo título. Eu sei que as coisas não vão bem no ano passado, mas isso é passado. Eu acredito que posso voltar a lutar pela coroa e não tenho mais nada na minha mente".

Já houve sugestões na imprensa de que 2011 será um make-or-break temporada para Massa, que poderia ser seu último com a Ferrari, se ele não entregar. No entanto, o próprio homem insiste em sua crença de auto é forte o suficiente para arcar com o ônus de expectativa.

"Eu sempre senti a pressão em minha carreira - na verdade eu sou o primeiro a colocar pressão sobre mim mesmo. Você percebe a pressão externa, mas é muito menos importante. O que conta é o que você mostra na pista, dentro do cockpit do carro, e como a equipe faz você se sentir - e eu sinto a fé eo respeito que a Ferrari tem para mim".

"Eu gosto de ler que eles falam bem de mim, eu certamente não posso negar que, mas eu acho que é a mesma para todos. O que importa é que eu sei, se eu tiver um carro que se adapte às minhas características, que serão capazes de batalha para o título".

Massa não terá que esperar muito tempo para descobrir se a máquina da Ferrari de 2011 é de seu agrado. O novo carro será apresentado em 28 de janeiro, antes de atingir a pista no circuito espanhol de Valência em 01 de fevereiro.



© 1999-2011 Formula One Administration Ltd
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário