12.26.2010

Newey diz que é impossível prever rendimento de novo carro da Red Bull

Se a Red Bull ganhou praticamente tudo em 2010, grande parte desse êxito se deve ao trabalho de Adrian Newey [Getty Images]. Projetista responsável por desenvolver alguns dos carros mais vitoriosos da F1, como por exemplo, a Williams FW14, campeã mundial de 1992 com Nigel Mansell, o britânico assinou o projeto do RB6, que ajudou Sebastian Vettel a vencer o título de Pilotos em 2010, além de garantir à escuderia rubrotaurina o Mundial de Construtores.

No entanto, apesar de ter vivido um ano vitorioso, o britânico que completa 52 anos neste domingo (26) preferiu conter a euforia ao falar do carro da Red Bull para 2011. Questionado sobre o que espera do RB7 em termos de desempenho, Newey foi bastante cauteloso.

Acho que é impossível prever”, declarou o projetista em entrevista à revista britânica ‘Autosport’. “A verdade — e isso é a melhor coisa do automobilismo — é que as coisas mudam muito rapidamente, como todos nós sabemos. Se as outras pessoas fizerem um trabalho melhor do que nós durante o inverno, então, as coisas vão mudar”, acrescentou o britânico.

Apesar da supremacia apresentada pela Red Bull desde a segunda metade da temporada de 2009, Adrian entende que o domínio passado não é garantia de sucesso no futuro. “Não acho que isso [o bom desempenho no passado] fará a diferença, apesar da confiança. Mas espero que isso signifique que estamos começando a entender o processo de como desenvolver um bom carro, e se nós pudermos fazê-lo [no RB7] e continuar a sermos criativos, então poderemos vir [em 2011] com um bom carro”.

A cautela apresentada por Newey quanto ao novo carro da Red Bull foi a mesma também no RB6, carro com o qual a equipe faturou 15 pole-positions e nove vitórias em 19 provas, e também os títulos dos Mundiais de Pilotos e Construtores. “Para ser sincero, quando nós levamos o carro à pista pela primeira vez, não tínhamos a certeza de onde chegaríamos com ele”, comentou.

O projetista justificou a postura por conta das mudanças de regulamento no começo de 2010. “Houve mudanças razoáveis das regras durante o inverno, com a proibição do reabastecimento e a diminuição dos pneus dianteiros. E como a maioria das outras equipes, nós desenvolvemos um carro com o difusor duplo, então foi muito difícil prever onde estaríamos no final [da temporada]”.

Durante os testes de inverno, tentamos nos concentrar no nosso programa e não no que as outras equipes estavam ou não estavam fazendo. Levamos um pacote razoável pouco antes da primeira corrida, e a partir de então, fomos para cima”, acrescentou.

Assim como aconteceu no começo deste ano com as mudanças de regras, o cenário que as equipes vão enfrentar em 2011 será semelhante. O novo ano verá a Pirelli como nova fornecedora exclusiva da F1. A categoria vai adotar também o KERS — Sistema de Recuperação de Energia Cinética — e as asas traseiras móveis.

Newey reclamou da postura apresentada pelas equipes rivais da Red Bull em 2010. Lideradas por McLaren e Mercedes, houve uma série de reclamações sobre o RB6, principalmente sobre o funcionamento das asas dianteiras. As adversárias acusaram a escuderia rubrotaurina de usarem dispositivos móveis e assim, levar vantagem nas corridas.

Tenho de admitir que foi uma temporada longa e difícil. Ela foi marcada por muitos disparos [das equipes rivais], o que foi um pouco cansativo por um tempo, mais do que tudo, já que essa gente simplesmente não poderia nos alcançar”, criticou o britânico. “Foi comum dizer que somos protegidos, mas quando você é acusado frequentemente, isso se torna muito chato”, completou.



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