Algumas velozes coisas de Fórmula 1™ e afins, o 2º é o 1º dos últimos [photos generated from images produced by ©Formula One World Championship Limited]!!
8.24.2010
Duto de ar: o ponto de equilíbrio para McLaren e Renault na Bélgica
O domínio da Red Bull no GP da Hungria trouxe o medo de que a equipe austríaca poderia repetir a dose na Bélgica. Porém, algumas equipes devem crescer bastante nesse fim de semana. Nesse post, eu falarei sobre McLaren [Button, Foto: World © Sutton] e Renault.
Em situações diferentes, britânicos e franceses apostam no duto de ar para recuperar o espaço perdido nas últimas corridas. Para a McLaren, a briga é para voltar a vencer. Já a Renault, que adota o sistema pela primeira vez, tenta voltar a aparecer como uma força intermediária capaz de surpreender.
Como o circuito de Spa-Francorchamps possui características boas para o duto de ar, ambas as equipes estão otimistas. Além do ganho natural de velocidade em reta, o sistema criado pela McLaren permite aumentar a pressão aerodinâmica nas curvas. Assim, o carro sofre menos arrasto na saída para as retas.
Essa situação é diferente de Monza, por exemplo. No circuito italiano, a configuração precisa ser um pouco diferente e existe pouco arrasto nas curvas. Então, o ganho de pressão aerodinâmica é praticamente nulo. Esse é o motivo que levou a McLaren a abandonar o sistema para a corrida seguinte, na Itália.
Por isso, o GP da Bélgica é encarado como um momento chave para o pessoal de Woking. A intenção é dar ao duto de ar tanta importância quanto o KERS teve no ano passado. O sistema é a aposta para ser o ponto de equilíbrio contra um carro tecnicamente superior: o RB6.
Na teoria, as chances de Lewis Hamilton e Jenson Button brigarem pela vitória são grandes. Na prática, vai depender do quão rápido estará a Red Bull. Já para a Renault, é uma boa chance de testar a capacidade de desenvolvimento da equipe e ver o que ela ainda podem fazer no campeonato. Os treinos livres de sexta-feira serão um bom indicativo. É bom ficar atento a eles e não menosprezá-los. A menos, é claro, que o tempo mude. O histórico de Spa-Francorchamps indica que tudo pode acontecer entre a sexta-feira e o domingo.
O que vocês acham?
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário