A História da Fórmula 1
Já são 60 anos desde que foi realizada a primeira corrida de Fórmula 1. De lá para cá, mais de 900 pilotos de 12 países guiaram na categoria seja como titulares, seja como reservas. Destes, apenas 28 tiveram o privilégio de ostentar o título de campeão do mundo.
Das nações que já contaram ou ainda contam com seus representantes nas pistas, somente o Japão, a Holanda e a Polônia não possuem um piloto vencedor da categoria. Em termos de equipe, o número de escuderias passa dos 190. A união homem-máquina vem despertando paixões ao longo dos mais de 800 Grandes Prêmios realizados até hoje.
E é um pouco dessa história que estamos contando. Aqui, você irá encontrar um breve histórico de cada um das 58 temporadas, juntamente com a tabela de seus respectivos mundiais de pilotos e de construtores.
(Click sobre o ano)
(Fonte: F1Girls)
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Em 1950, a primeira corrida de Fórmula 1
A primeira corrida de Fórmula 1 a contar pontos para o Campeonato Mundial foi realizada há exatos 60 anos, no circuito de Silverstone, na Inglaterra.
Realizado em uma tarde de sábado, o evento foi um marco, pois representou um recomeço para o automobilismo esportivo na Europa do pós-guerra, graças à participação de algumas das grandes montadoras da época. Para o público – estimado em 100 mil pessoas - era uma oportunidade e tanto de ver os grandes nomes do esporte a motor em ação. Entre outras presenças ilustres estavam também o Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a Princesa Margaret.
Apesar da enorme expectativa, não foi uma corrida com grandes disputas, pois teve apenas três pilotos se alternando na liderança, e todos da mesma equipe - a Alfa Romeo, que retornava às competições depois de um ano de ausência.
Ao completar as 70 voltas da prova, o italiano Giuseppe Farina foi o primeiro grande vencedor, depois de lutar pela liderança com seus companheiros de equipe, o também italiano Luigi Fagioli e o argentino Juan Manuel Fangio. Fagioli encerrou a prova em segundo e o inglês Reg Parnell, também da Alfa Romeo, em terceiro.
Os nomes que ficaram na História
Foram 23 os pilotos que tiveram a honra de formar o grid da primeira corrida de Fórmula 1 válida para o Campeonato Mundial, distribuídos em 13 equipes, incluindo as particulares, formadas por pilotos endinheirados que simplesmente compravam carros de grandes fabricantes para poder competir e tornar seu sonho realidade.
Passados 60 anos deste dia histórico, nenhum deles está vivo hoje. O último sobrevivente foi o inglês Tony Rolt, morto em 6 de fevereiro de 2008.
Giuseppe Farina * Juan Manuel Fangio * Luigi Fagioli * Reg Parnell * David Murray * David Hampshire * Leslie Johnson * Peter Walker * Tony Rolt * Joe Fry * Brian Shawe-Taylor * Cuthbert Harrison * Bob Gerard * Yves Giraud-Cabantous * Louis Rosier * Philippe Étancelin * Eugène Martin * Johnny Claes * Louis Chiron * Emmanuel de Graffenried * Prince Bira * Joe Kelly * Geoffrey Crossley
AlmanaqueF1
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Maranello, 21 de Maio
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Em 1950, a primeira corrida de Fórmula 1
A primeira corrida de Fórmula 1 a contar pontos para o Campeonato Mundial foi realizada há exatos 60 anos, no circuito de Silverstone, na Inglaterra.
Realizado em uma tarde de sábado, o evento foi um marco, pois representou um recomeço para o automobilismo esportivo na Europa do pós-guerra, graças à participação de algumas das grandes montadoras da época. Para o público – estimado em 100 mil pessoas - era uma oportunidade e tanto de ver os grandes nomes do esporte a motor em ação. Entre outras presenças ilustres estavam também o Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a Princesa Margaret.
Apesar da enorme expectativa, não foi uma corrida com grandes disputas, pois teve apenas três pilotos se alternando na liderança, e todos da mesma equipe - a Alfa Romeo, que retornava às competições depois de um ano de ausência.
Ao completar as 70 voltas da prova, o italiano Giuseppe Farina foi o primeiro grande vencedor, depois de lutar pela liderança com seus companheiros de equipe, o também italiano Luigi Fagioli e o argentino Juan Manuel Fangio. Fagioli encerrou a prova em segundo e o inglês Reg Parnell, também da Alfa Romeo, em terceiro.
Os nomes que ficaram na História
Foram 23 os pilotos que tiveram a honra de formar o grid da primeira corrida de Fórmula 1 válida para o Campeonato Mundial, distribuídos em 13 equipes, incluindo as particulares, formadas por pilotos endinheirados que simplesmente compravam carros de grandes fabricantes para poder competir e tornar seu sonho realidade.
Passados 60 anos deste dia histórico, nenhum deles está vivo hoje. O último sobrevivente foi o inglês Tony Rolt, morto em 6 de fevereiro de 2008.
Giuseppe Farina * Juan Manuel Fangio * Luigi Fagioli * Reg Parnell * David Murray * David Hampshire * Leslie Johnson * Peter Walker * Tony Rolt * Joe Fry * Brian Shawe-Taylor * Cuthbert Harrison * Bob Gerard * Yves Giraud-Cabantous * Louis Rosier * Philippe Étancelin * Eugène Martin * Johnny Claes * Louis Chiron * Emmanuel de Graffenried * Prince Bira * Joe Kelly * Geoffrey Crossley
AlmanaqueF1
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60 anos - o início do campeonato mundial de F1 em 1950
Esta semana marca o 60 º aniversário do primeiro round muito da FIA Formula One World Championship, que teve lugar em Silverstone, em 13 de maio de 1950. O British Grand Prix, que também tinha o título de "Grand Prix d'Europe 'que lhe foi atribuído esse ano, foi o primeiro evento de uma temporada corrida de sete, que também contou com rondas no Mónaco, Suíça, Bélgica, França e Itália, mais o Indianapolis 500.
A Silverstone de 1950 estava muito distante do circuito moderno que conhecemos hoje e havia pouco para disfarçar as suas origens aeródromo, com fardos de feno para os obstáculos e os andaimes de stands. Pode não ter sido fascinante, mas que racings internacionais motor parar de elite didn't virados para fora. O evento também teve o selo real de aprovação, com o rei George VI, tornando-se o primeiro monarca reinante Inglês para assistir ao Grande Prémio.
A potência no paddock foi a Alfa Romeo, que trouxe todos os seus 158 carros de conquista e do formidável "três Fs" para pilotá-los - Argentina, Juan Manuel Fangio e os italianos Nino Farina e Luigi Fagioli. Alfa também a gentileza de fornecer um quarto carro da British ace Reg Parnell, que tornou-se assim dos 100.000 melhores multidões esperança de uma vitória em casa.
O ano de idade Farina 44, um protegido do grande pré-guerra driver Tazio Nuvolari, dominaram na quinta-feira e de sessões de treinos sexta-feira, dobrando a 4,65 quilômetros do circuito, em seguida, em mais de 150 km / h em 1,5 litro sobrealimentado sua, em linha reta e oito máquinas. Seus companheiros de equipe estavam logo atrás, portanto, não foi nenhuma surpresa que a Alfa Romeo passou a encher o carro-fila quatro grades.
melhor do resto, na prática, o que foi muito mais uma "segunda divisão" por trás da Alfas, foi o Eton e em Cambridge-educado Príncipe Bira do Sião para a Maserati. Então veio o primeiro dos carros normalmente aspirados com 4,5 litros de poder (o segundo das duas configurações de motores permitida pelo regulamento da F1 na época), a fábrica francesa Talbot-Lagos de YG Cabantous e Eugene Martin.
Os dois outros fabricantes presentes Foram Inglês Racing Automobiles, mais conhecido como ERA e outro contendor casa, Alta. Entre eles, ajudou a preencher um formulário 21-grade carro impressionante, com Farina em frente ea Talbot-Lago de Johnny Claes na parte traseira, a Grã-Bretanha levantou belga melhor tempo uma completa 18 segundos do pole.
manhã Race - sábado - início com um conceito agora inimagináveis, como Alfa Romeo mecânica levou as equipas a quatro 158s ímpar de 20 km por estrada de Banbury sua base de Silverstone. O vermelho-cereja máquinas revelou um impressionante espetáculo também na pista, dominando o GP desde o início, com Farina, Fangio e Fagioli playfully revezando a liderança nas primeiras voltas que o resto do campo tentou e não conseguiu ficar em contato .
Incapaz de manter o contato com os três Fs vôo, Parnell mantido quarto lugar confortável, apesar de uma colisão com um infame lebres Silverstones. Atrás dele, a concorrência literalmente começou a desmoronar, com épocas de Leslie Johnson e Peter Walker as primeiras vítimas, seguido de Talbot Martin-Lago, todos se aposentar com doenças mecânica.
Depois de pit stops bom para todos os quatro Alfas - suave em 1950 significou 30 segundos ou menos - a corrida tornou-se gradualmente um confronto entre a equipe Farina robusto e arrogante Fangio, que tinha sido assinado para a temporada de 1950 na parte de trás de sua espetacular (extra-campeonato) forma de F1 no ano anterior. Este sinal precoce de que acabaria por tornar-se uma intensa rivalidade terminou quando Fangio rapidamente perdeu o controle e quebrou uma linha de petróleo, colocando-o para fora após 62 das 70 voltas.
Sua única ameaça real removido, Farina foi capaz de aliviar fora nas últimas voltas e , depois de quase dois quartos e três horas de corrida, o italiano tomou a bandeira quadriculada 2.8s à frente do veterano compatriota Fagioli. Parnell foi um terceiro popular, embora quase um minuto para baixo, seguido do-Talbot Lagos de Cabantous e Rosier Louis, ambos duas voltas atrás do líder.
Farina a vitória não apenas lhe garantiu um lugar nos livros de história da F1, mas também o tom para uma temporada que iria vê-lo passar a ser o desporto do primeiro campeão do mundo, batendo Fangio à coroa por três pontos, cada condutor que tenha tomado três vitórias.
Essa corrida Silverstone primeira não pode ter sido um clássico no sentido tradicional, mas a sua significância foi incomensurável. Daqueles que competiu nesse dia, provavelmente, poucos imaginavam que a FIA Formula One World Championship existiria mesmo seis décadas depois, e muito menos se tornar mundo mais esportivo anual assistiu a série. Heres para os próximos 60 anos ...
A Silverstone de 1950 estava muito distante do circuito moderno que conhecemos hoje e havia pouco para disfarçar as suas origens aeródromo, com fardos de feno para os obstáculos e os andaimes de stands. Pode não ter sido fascinante, mas que racings internacionais motor parar de elite didn't virados para fora. O evento também teve o selo real de aprovação, com o rei George VI, tornando-se o primeiro monarca reinante Inglês para assistir ao Grande Prémio.
A potência no paddock foi a Alfa Romeo, que trouxe todos os seus 158 carros de conquista e do formidável "três Fs" para pilotá-los - Argentina, Juan Manuel Fangio e os italianos Nino Farina e Luigi Fagioli. Alfa também a gentileza de fornecer um quarto carro da British ace Reg Parnell, que tornou-se assim dos 100.000 melhores multidões esperança de uma vitória em casa.
O ano de idade Farina 44, um protegido do grande pré-guerra driver Tazio Nuvolari, dominaram na quinta-feira e de sessões de treinos sexta-feira, dobrando a 4,65 quilômetros do circuito, em seguida, em mais de 150 km / h em 1,5 litro sobrealimentado sua, em linha reta e oito máquinas. Seus companheiros de equipe estavam logo atrás, portanto, não foi nenhuma surpresa que a Alfa Romeo passou a encher o carro-fila quatro grades.
melhor do resto, na prática, o que foi muito mais uma "segunda divisão" por trás da Alfas, foi o Eton e em Cambridge-educado Príncipe Bira do Sião para a Maserati. Então veio o primeiro dos carros normalmente aspirados com 4,5 litros de poder (o segundo das duas configurações de motores permitida pelo regulamento da F1 na época), a fábrica francesa Talbot-Lagos de YG Cabantous e Eugene Martin.
Os dois outros fabricantes presentes Foram Inglês Racing Automobiles, mais conhecido como ERA e outro contendor casa, Alta. Entre eles, ajudou a preencher um formulário 21-grade carro impressionante, com Farina em frente ea Talbot-Lago de Johnny Claes na parte traseira, a Grã-Bretanha levantou belga melhor tempo uma completa 18 segundos do pole.
manhã Race - sábado - início com um conceito agora inimagináveis, como Alfa Romeo mecânica levou as equipas a quatro 158s ímpar de 20 km por estrada de Banbury sua base de Silverstone. O vermelho-cereja máquinas revelou um impressionante espetáculo também na pista, dominando o GP desde o início, com Farina, Fangio e Fagioli playfully revezando a liderança nas primeiras voltas que o resto do campo tentou e não conseguiu ficar em contato .
Incapaz de manter o contato com os três Fs vôo, Parnell mantido quarto lugar confortável, apesar de uma colisão com um infame lebres Silverstones. Atrás dele, a concorrência literalmente começou a desmoronar, com épocas de Leslie Johnson e Peter Walker as primeiras vítimas, seguido de Talbot Martin-Lago, todos se aposentar com doenças mecânica.
Depois de pit stops bom para todos os quatro Alfas - suave em 1950 significou 30 segundos ou menos - a corrida tornou-se gradualmente um confronto entre a equipe Farina robusto e arrogante Fangio, que tinha sido assinado para a temporada de 1950 na parte de trás de sua espetacular (extra-campeonato) forma de F1 no ano anterior. Este sinal precoce de que acabaria por tornar-se uma intensa rivalidade terminou quando Fangio rapidamente perdeu o controle e quebrou uma linha de petróleo, colocando-o para fora após 62 das 70 voltas.
Sua única ameaça real removido, Farina foi capaz de aliviar fora nas últimas voltas e , depois de quase dois quartos e três horas de corrida, o italiano tomou a bandeira quadriculada 2.8s à frente do veterano compatriota Fagioli. Parnell foi um terceiro popular, embora quase um minuto para baixo, seguido do-Talbot Lagos de Cabantous e Rosier Louis, ambos duas voltas atrás do líder.
Farina a vitória não apenas lhe garantiu um lugar nos livros de história da F1, mas também o tom para uma temporada que iria vê-lo passar a ser o desporto do primeiro campeão do mundo, batendo Fangio à coroa por três pontos, cada condutor que tenha tomado três vitórias.
Essa corrida Silverstone primeira não pode ter sido um clássico no sentido tradicional, mas a sua significância foi incomensurável. Daqueles que competiu nesse dia, provavelmente, poucos imaginavam que a FIA Formula One World Championship existiria mesmo seis décadas depois, e muito menos se tornar mundo mais esportivo anual assistiu a série. Heres para os próximos 60 anos ...
(Tradutor Google)
(Fonte: Formula1 Official)
Ferrari, sessenta anos atrás, 21 de maio de 1950
Este é um dia importante na história da Scuderia Ferrari. Sessenta anos atrás, em Monte Carlo, o Cavalo de carros Prancing estavam fazendo sua estréia na Fórmula 1 Campeonato do Mundo na segunda rodada, o Monaco Grand Prix.
quatro Ferraris foram inscritas: duas versões atualizadas dos 125 F1 foi confiada aos italianos, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, enquanto outros dois F1s 125 estavam nas mãos dos corsários Raymond Sommer e Peter Whitehead. Apenas os carros da fábrica não participaram nas eliminatórias, com Sommer definir o sétimo melhor tempo e Whitehead o décimo, 6 "4" e 15 "respectivamente, fora de Juan Manuel Fangio na pole na Alfa Romeo. Ascari e Villoresi de carros chegou atrasado e, assim, começou a corrida a partir da terceira fila.
Um movimento relâmpago de Villoresi viu subir ao segundo desde o início e, no canto final (Ste. Devote) na primeira volta, uma colisão entre Farina Gonzales e causou caos geral. Fangio conseguiu discussão o seu caminho através dos carros, sem perder tempo, mas Villoresi foi realizada por um dos carros que estão sendo maltratado fora do caminho pelos marechais e, porque o motor cortado, ele perdeu um "18. O líder era muito bonita, intocável por todas as três horas e dezoito minutos da corrida, mas atrás dele, as Ferraris estavam na caça. Passado, após três voltas, Villoresi ficou em quarto lugar na 10 ª volta, em terceiro lugar na volta 20 ea segunda em 30 voltas atrás de Ascari. Na volta seguinte, Villoresi levou a melhor sobre seu companheiro de equipe. Após a execução de paradas de reabastecimento, Ascari foi até a segunda na volta 60 e duas voltas mais tarde, Villoresi foi forçado a se aposentar com um rolamento quebrado. A corrida, assim, terminou em vitória para Alfa Romeo, mas com uma Ferrari, que de Ascari, no pódio, enquanto Sommer, correndo como um motorista semi-oficial chegou em casa um quarto grande. A corrida relatório correio interno revela estas breves notas dos homens Scuderia, sobre o desempenho dos nossos pilotos: "Ascari: bom. Villoresi: uma recuperação brilhante, tornando-se uma boa parte do tempo perdido durante a paragem forçada na segunda volta. "
Sessenta anos se passaram desde aquele dia e Scuderia Ferrari ainda está aqui, lutando pela vitória, como a única equipe que tem sido presentes em cada rodada de um campeonato que representa o nível mais alto do desporto automóvel. Até à data, a equipe tem participado em 799 Grandes Prémios, o que significa que Istambul será a centésima oito. Até o momento, o nosso registro da raça mostra 211 vitórias, 16 Construtores e Pilotos 15 títulos, o que torna esta equipa algo especial e único na história do esporte em escala global.
quatro Ferraris foram inscritas: duas versões atualizadas dos 125 F1 foi confiada aos italianos, Alberto Ascari e Luigi Villoresi, enquanto outros dois F1s 125 estavam nas mãos dos corsários Raymond Sommer e Peter Whitehead. Apenas os carros da fábrica não participaram nas eliminatórias, com Sommer definir o sétimo melhor tempo e Whitehead o décimo, 6 "4" e 15 "respectivamente, fora de Juan Manuel Fangio na pole na Alfa Romeo. Ascari e Villoresi de carros chegou atrasado e, assim, começou a corrida a partir da terceira fila.
Um movimento relâmpago de Villoresi viu subir ao segundo desde o início e, no canto final (Ste. Devote) na primeira volta, uma colisão entre Farina Gonzales e causou caos geral. Fangio conseguiu discussão o seu caminho através dos carros, sem perder tempo, mas Villoresi foi realizada por um dos carros que estão sendo maltratado fora do caminho pelos marechais e, porque o motor cortado, ele perdeu um "18. O líder era muito bonita, intocável por todas as três horas e dezoito minutos da corrida, mas atrás dele, as Ferraris estavam na caça. Passado, após três voltas, Villoresi ficou em quarto lugar na 10 ª volta, em terceiro lugar na volta 20 ea segunda em 30 voltas atrás de Ascari. Na volta seguinte, Villoresi levou a melhor sobre seu companheiro de equipe. Após a execução de paradas de reabastecimento, Ascari foi até a segunda na volta 60 e duas voltas mais tarde, Villoresi foi forçado a se aposentar com um rolamento quebrado. A corrida, assim, terminou em vitória para Alfa Romeo, mas com uma Ferrari, que de Ascari, no pódio, enquanto Sommer, correndo como um motorista semi-oficial chegou em casa um quarto grande. A corrida relatório correio interno revela estas breves notas dos homens Scuderia, sobre o desempenho dos nossos pilotos: "Ascari: bom. Villoresi: uma recuperação brilhante, tornando-se uma boa parte do tempo perdido durante a paragem forçada na segunda volta. "
Sessenta anos se passaram desde aquele dia e Scuderia Ferrari ainda está aqui, lutando pela vitória, como a única equipe que tem sido presentes em cada rodada de um campeonato que representa o nível mais alto do desporto automóvel. Até à data, a equipe tem participado em 799 Grandes Prémios, o que significa que Istambul será a centésima oito. Até o momento, o nosso registro da raça mostra 211 vitórias, 16 Construtores e Pilotos 15 títulos, o que torna esta equipa algo especial e único na história do esporte em escala global.
(Fonte: ferrari.com - Tradutor: Google)
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Champions 1950 - 2009
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