7.27.2010

A polêmica asa da Red Bull e da Ferrari



Em meio a confusão sobre a troca de posições entre os pilotos da Ferrari, pouca gente deu importância a outra polêmica: a asa dianteira do F10 e do RB6.

Na sexta-feira passada, algumas fotos causaram desconfiança na imprensa e, consequentemente, entre o pessoal da Maclaren. Martin Whitmarsh questionou publicamente se a asa dianteira das principais rivais estaria dentro do regulamento.

A alegação de Whitmarsh era que, de acordo com as imagens, ficava a sensação de que a peça se posicionava mais próxima do chão do que permite a regra. O artigo 3.7.1 das normas técnicas diz que todos as peças frontais devem estar a mais de 75mm e menos de 275mm do chão.


Asa dianteira do F10 e do MP4-25

Asa dianteira do RB6 e do MP4-25

Conforme mostram as fotografias obtidas em Hockenheim, a sensação é que, realmente, os carros de Ferrari e Red Bull possuem uma altura menor nas asas dianteiras. A McLaren chegou a sugerir que as peças se flexionavam no centro para gerar mais pressão aerodinâmica. Alguns engenheiros do time de Woking afirmam que é possível ganhar até 0.3s dessa forma.

Essa asa flexível de ambos os carros praticamente responde a uma dúvida dos testes de inverno no fim do ano passado. Quem lembra daquele acessório monstruoso utilizado por Adrian Newey no RB5?


RB5 nos testes de inverno com jovens pilotos

Especula-se no paddock que aquele teria sido o primeiro teste para a criação da flexível.

Após o questionamento de Whitmarsh, a FIA observou o comportamento das asas durante o fim de semana na Alemanha. Nada de ilegal foi constatado. Assim, o pessoal recebeu carta branca para copiar a peça. Porém, faltando oito corridas para o fim do campeonato – e sem a possibilidade de testes, essa tarefa vai ser difícil.

Ponto para Red Bull e Ferrari, que dão um passo importante para a reta final do campeonato.


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