5.12.2012

Hamilton é punido e Maldonado conquista primeira pole da carreira

Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4-27.
Formula One World Championship, Rd5, Spanish Grand Prix, Qualifying Day, Barcelona, Spain, Saturday, 12 May 2012(L to R): Fernando Alonso (ESP) Ferrari, pole sitter Lewis Hamilton (GBR) McLaren and Pastor Maldonado (VEN) Williams celebrate in parc ferme.
Formula One World Championship, Rd5, Spanish Grand Prix, Qualifying Day, Barcelona, Spain, Saturday, 12 May 2012Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4-27 on a truck after Qualifying.
Formula One World Championship, Rd5, Spanish Grand Prix, Qualifying Day, Barcelona, Spain, Saturday, 12 May 2012Lewis Hamilton (GBR) McLaren MP4-27.
Formula One World Championship, Rd5, Spanish Grand Prix, Qualifying Day, Barcelona, Spain, Saturday, 12 May 2012

Por Willian Ceolin


Lewis Hamilton foi excluído da classificação e perdeu a pole position para Pastor Maldonado no GP da Espanha.
O piloto da McLaren não tinha combustível suficiente ao final da corrida, o que vai contra o artigo 6.2.2 do regulamento técnico da FIA.
Esse item prevê que o carro tenha pelo menos um litro de combustível disponível, exceto em casos de “força maior” – o que foi a alegação da McLaren, mas não aceita pelos comissários da FIA. Hamilton havia vivido situação semelhante no GP do Canadá de 2010.
Na época, a McLaren recebeu apenas uma multa. Porém, o episódio obrigou a FIA a mudar o regulamento para evitar que a história se repetisse.
O principal mérito da punição é evitar que outras equipes utilizem o mesmo artifício no futuro. Hamilton pode ter conseguido boa vantagem sobre Maldonado, mas a McLaren errou e esse erro proporcionou ganho de desempenho com o carro mais leve do que o permitido pelo regulamento.
Na tentativa de otimizar o combustível, o time de Woking jogou fora mais uma oportunidade de vitória. Com a exclusão, Hamilton largará do último lugar amanhã.
A pior posição de largada na carreira dele garantirá a melhor posição de Maldonado, pole pela primeira vez.
Também é a primeira pole da Williams desde o GP do Brasil de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário